Seguidores

terça-feira, 9 de agosto de 2011

cerâmica...

   Minha maior paixão na vida é aprender coisas novas, mesmo que não vá praticar tudo que aprendo. Gosto de saber o porque das coisas, como funciona, como se comporta, como se faz. Andei experimentando muita coisa, bordados dos mais variados (vagonite, ponto cruz, croche, tricô, macramé, xadrez, etc.), biscuit, violão, pintura e por aí vai. Nada me deu tanto prazer quanto tem dado a cerâmica, que ultimamente virou minha doce obsessão. Esta semana realizei minha primeira queima em forno rudimentar construido no meu quintal. Ainda não sei nada sobre o assunto, mas tenho me dedicado e estudado muito, leio tudo que encontro a respeito, pesquiso, faço loucos experimentos e espero um dia poder dizer que aprendi alguma coisa. Como todas as cerâmicas da minha região são de baixa caloria e com material coletado aqui mesmo, tenho que começar por aqui, aprendendo o que as pessoas daqui sabem fazer. Para minha sorte, tenho duas amigas que são ceramistas, uma de Água Boa e outra da famosa região de Campo Alegre, municipio de Turmalina. Elas têm sido fonte de inspiração para o meu começo e confesso que me sinto honrada em conhecê-las. Seus trabalhos podem ser conferidos em:

http://www.bonecasdovale.blogspot.com
http://www.encantosdobarro.blogspot.com
Estas são fotos das peças antes da queima. Foram pintadas com oleios feitos a partir do próprio barro, por isso ainda não sabemos de que cores ficarão depois de queimadas.

Um comentário:

  1. Madu

    Passei por sua cidade quando fui conhecer o Vale em 2009 com meu marido.
    Ficamos hospedados em Turmalina.Era um sonho desde que me formei em Artes Plásticas,na década de 70.Lembro com saudades de professores meus,de Cerâmica,terem ido conhecer a cerâmica do Vale.Nunca esqueci das peças lindas que eles trouxeram aqui para minha cidade.
    E prometi a mim mesma que quando houvesse uma oportunidade ,eu tb iria.Quando fizemos 30 anos de casados,meu marido me presenteou com essa viagem inesquecível.
    Quero um dia voltar na sua região,estou me programando novamente para o ano que vem,mas não na época de chuva,como fomos...andamos 300 km em terra com chuva...uau...foi uma aventura.
    Fiz muitas postagens sobre essa viagem no meu blog.Vc poderá conferir.
    Nunca vi nada tão lindo como a cerâmica de voces.
    Muito lindo seu blog...parabéns.
    Bjs
    Sonia Novaes

    ResponderExcluir